O que é a perda auditiva?

1 em 6 adultos possuem algum grau de perda auditiva.

Imagine jantar em um restaurante movimentado. No fundo, existem pratos raspando, cadeiras arrastando, pessoas falando e rindo, e garçons correndo. Você está esforçando-se para acompanhar o que está acontecendo em sua mesa - e o esforço de fazer isso está começando a fazer você se sentir mais e mais cansado

Eventualmente, você começa a fingir que pode ouvir. Você acena com a cabeça, parece interessado e ri com a multidão, mesmo que você não tenha entendido as brincadeiras. Você começa a se sentir deixado de fora. Quando você sai do restaurante, tem dor de cabeça palpitante, desapontamento e não planeja repetir a experiência tão cedo.

A perda de audição difere da perda de visão

Tal como acontece com o olho, o desempenho da orelha é afetado pelo envelhecimento. No entanto, a má visão gradualmente torna a leitura mais difícil à medida que as letras ficam menores, porém a perda auditiva é diferente.

A perda de audição pode fazer certas sílabas e sons mais difíceis de ouvir. Por exemplo, consoantes agudas são facilmente afugentadas por vogais mais altas e baixas. Isso resulta em uma pessoa com perda de audição reclamando que eles podem ouvir o que os outros estão falando, mas não o que eles estão dizendo.

Audição normal

Deficiência visual

Deficiência auditiva

Sintomas da perda auditiva

Se você responder SIM para uma ou mais dessas perguntas, é provável que tenha perda auditiva.

  • 1. Você acha que as pessoas ao seu redor murmuraram ou falam baixo?
  • 2. Você acha conversas em restaurantes ou lugares lotados difíceis?
  • 3. Você costuma aumentar o volume da sua TV, rádio ou telefone?
  • 4. Os amigos e familiares se queixam de repetir o que eles dizem?
  • 5. Você precisa olhar para os rostos das pessoas para poder entender o que eles estão dizendo?
  • 6. Você percebeu que os sons do dia a dia, como o canto dos pássaros, os passos ou o relógio, desapareceram?


O que causa perda auditiva?

A perda auditiva é frequentemente associada ao avanço da idade, mas isso nem sempre é o caso. Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, a condição aparece mais frequentemente após os 65 anos de idade. Mas também pode ser causada por infecções, lesões ou doenças de nascença.





Perda auditiva relacionada à idade

À medida que envelhecemos, podemos perder a capacidade de ouvir sons mais suaves e agudos. O som dos pássaros é bastante fácil de viver sem, mas quando você perde alguns dos blocos de construção do discurso é um negócio muito mais desafiador.

A perda auditiva relacionada à idade é causada pelo desgaste diário da vida do sistema auditivo, e os sintomas mais comuns são problemas para ouvir vozes suaves, bem como problemas para ouvir a fala quando o ruído de fundo está presente. Muitas vezes, os membros da família notarão perda auditiva relacionada à idade antes que a pessoa com a perda seja realmente incomodada por isso







Perda auditiva induzida por ruído

Isso geralmente é causado por excesso de exposição ao ruído excessivo. Isso ameaça a audição de militares, policiais, trabalhadores da construção, indústria, agricultores, dentistas e professores de jardim de infância - para citar apenas alguns. Os concertos de rock e os tocadores de MP3 também podem prejudicar a audição das pessoas. A exposição regular ao ruído alto irá acelerar a perda auditiva. É por isso que é importante sempre usar protetores auriculares se você estiver exposto a barulho excessivo.

Tipos de perda auditiva

As causas mais comuns de perda auditiva são idade ou sobreexposição ao ruído alto. Mas a perda de audição também pode ser causada por infecção, ferimento na cabeça, tratamentos contra o câncer ou tomar certos medicamentos.

A perda auditiva pode ser causada por problemas na orelha externa e média ou por células ou fibras danificadas no ouvido interno. Ou pode ser uma combinação de ambos.




Perda auditiva do ouvido externo e médio (condutiva)

A perda auditiva condutiva é causada por problemas na orelha externa e média, o que pode impedir que os sons passem pelo ouvido interno. A causa mais comum pode ser uma acumulação de cera no canal auditivo, tímpanos perfurados, líquido na orelha média ou ossos danificados ou defeituosos da orelha média (ossículos).




Perda auditiva no ouvido interno (neurossensorial)

Este tipo de perda de audição ocorre quando as fibras nervosas delicadas na orelha interna ficam danificadas. Isso os impede de transmitir o som corretamente. Pode ser causada por exposição excessiva ao ruído, mas as causas mais comuns de perda auditiva neurossensorial são os processos naturais do envelhecimento. Para alguns, as células sensoriais se desgastam já com a idade de 50 anos, enquanto outras têm apenas perda de audição insignificante mesmo aos 80 anos. Esta condição é permanente na maioria dos casos.

A perda auditiva pode afetar sua vida social

A perda auditiva não tratada pode fazer você se retirar da socialização porque as conversas demandam muito mais energia mental. Sem tratamento, a perda de audição pode levar a sentimentos de isolamento e depressão.

Veja se algumas dessas preocupações relacionadas à perda auditiva se aplicam a você ou se você suspeita que se encaixem a uma pessoa próxima a você:

  • Muitas vezes fico inseguro quando estou fora, já que não sei de onde são provenientes os sons
  • Muitas vezes me sinto deprimido e sozinho
  • Muitas vezes fico cansado e preciso descansar após o trabalho
  • Tenho problemas de memória
  • Tenho problemas para reconhecer o discurso, especialmente em encontros com outras pessoas
  • Minha perda de audição diminuiu minha qualidade de vida
  • Minha perda de audição não me afeta apenas, também afeta minha família

É importante procurar ajuda se você sentir sinais de perda de audição em você ou em um ente querido.